5 atitudes para envelhecer com qualidade de vida

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Os cuidados que temos com a nossa saúde – como a frequência que praticamos atividades físicas e a forma que nos alimentamos, por exemplo – estão diretamente relacionados com a maneira que o nosso corpo chega terceira idade. É uma longa caminhada em que os primeiros trechos refletem em todo o restante do percurso.

O que fazer?

 

Plante boas sementes para colher bons frutos. Entretanto, o inverso também vale, uma má alimentação acompanhada de sedentarismo é grande responsável por eventuais problemas de saúde, ainda mais numa idade mais avançada. Inicialmente, informe-se, leia textos a respeito, como você está fazendo neste exato momento.

 

Vamos às dicas que podem te garantir mais qualidade de vida hoje e amanhã?

 

 

1. Mantenha-se calmo

 

O estresse afeta sua imunidade. Quando estressado, você fica mais vulnerável a uma série de doenças. Além disso, ele também ocasiona a liberação de substâncias, como adrenalina, cortisol e prostaglandinas, comprometendo todas suas funções corporais e, consequentemente, aumentando a chance de desenvolver doenças graves e problemas cardíacos, dentre eles o câncer e o infarto.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

2. Controle seu peso

 

Não é preciso ter o corpo perfeito e nem aquele que faz chover likes nas redes sociais, mas é fundamental que seu peso esteja dentro do considerado adequado, assim você reduz o risco de várias doenças. Verifique se seu Índice de Massa Corporal (IMC) está de acordo com a tabela abaixo e trabalhe para mantê-lo ou chegar no valor entre 18,5 e 24,9 kg/m².

 

Para calcular seu IMC, basta fazer:
IMC = Peso ÷ (Altura)²

 

(Reprodução/Tua Saúde)

 

 


3. Movimente-se

 

Pratique esportes, corra, faça academia, treinos funcionais… Enfim! O importante é manter o seu corpo em movimento. A endorfina produzida na atividade física melhora o humor, ajuda na luta contra a depressão e ainda previne outras doenças, como as cerebrais e cardíacas.

 

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

4. Durma o necessário

Quando você dorme, sabia que o sono realiza uma faxina na sua memória, descartando as informações irrelevantes? Pois bem, mas um bom sono preserva a cognição, reduz o risco de depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares. Ah, além disso ele também colabora no processo de emagrecimento!

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

5. Tome sol

 

Fonte de vitamina D, o banho de sol é fundamental para captar o cálcio nos ossos e é um ótimo aliado dos idosos no combate à osteoporose. Se você puder tirar 15 a 20 minutos do seu dia para exposição solar, vai te garantir ossos mais fortes, o que pode prevenir possíveis fraturas.

 

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Colaboração
Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332