5 benefícios do Abacaxi

Atualizado em

Originário do Brasil e Paraguai, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas em nosso País e no mundo, já que seu sabor cítrico agrada os paladares. Além disso, é um símbolo das regiões tropicais e subtropicais.

Algumas curiosidades

 

Chamado de “ananás” nas línguas indígenas, o abacaxi foi levado à Europa em 1493, diante da descoberta da América pelos espanhóis. Anos depois, nos séculos XV e XVI, a fruta se espalhou por todo o mundo através dos marinheiros europeus. É extremamente útil na prevenção de doenças causadas pela falta de vitamina C, que desencadeiam uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção de colágeno.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

Seu sabor é acentuadamente azedo, mas vai ficando mais doce conforme amadurece. Além disso, é uma ótima opção de sobremesa e ainda pode ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e, até mesmo, para acompanhar o churrasco. Também é rico em água, ajudando a hidratar nosso corpo!

 

 

Antes que você fique com água na boca…

Vamos falar de apenas alguns dos seus benefícios!

 

 

1. Regula o intestino

 

O abacaxi é rico em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

2. Melhora a pele

 

É uma fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento de pele e ajuda no bom funcionamento do organismo.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

3. Ajuda a emagrecer

 

É uma fruta pouco calórica, duas fatias de abacaxi tem aproximadamente 80 kcal, portanto pode e deve fazer parte da dieta de uma pessoa que busca emagrecer. Claro que sozinha não faz milagres, mas contribui no emagrecimento também por ser rica em vitaminas A, B, C, zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro entre outras vitaminas e minerais.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

4. Ajuda na digestão

 

Por ser rico em bromelina, uma enzima capaz de quebrar proteínas, o abacaxi auxilia a digestão, e por isso é tão comum ter abacaxi assado nas churrascarias. Por isso que é uma ótima opção de sobremesa após refeições, e pode ser assado com canela, fica uma delícia!

 

(Reprodução/GIPHY)

 

5. Amacia carnes

 

O abacaxi também pode ser usado para amaciar as carnes pelo mesmo motivo de quebrar proteínas. As carnes mais duras podem ser amolecidas se deixadas de molho por quatro horas na polpa do abacaxi. Use meio abacaxi para amolecer um quilo de carne. Para fazer a polpa do abacaxi, basta bater no liquidificador meio abacaxi com um pouco de água. Coloque a carne em cubos, ou filés, em um recipiente e espalhe a polpa de abacaxi por cima e por baixo. Só não confunda: ele amacia C-A-R-N-E-S. Não é você que deve amaciá-lo!

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Tente consumir o abacaxi por algumas semanas. Garanto que depois que essa fruta entrar para a sua rotina alimentar, não vai sair mais!

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Colaboração:
Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332