5 razões para tomar café

Atualizado em

É fácil resistir àquele cheirinho de café logo pela manhã? Se você respondeu “não”, vai se interessar em ler este post e vai descobrir ainda mais motivos para continuar consumindo-o!

Para muitos, tomar um cafezinho é um ato de prazer e um momento de relaxar. Não é para menos, já que o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, mas não para por aí: ele também é responsável por trazer diversos benefícios aos seus consumidores. Confira alguns deles:

 

 

MAIS SAÚDE

 

São mais de 2.000 substâncias presentes no café, que é rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B e sais minerais. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, entre outros.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

ANTIENVELHECIMENTO

 

Rico em polifenóis, o café possui elevado poder antioxidante, o que retarda o envelhecimento das células.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

ACELERA O METABOLISMO

 

A cafeína é uma substância psicoativa do café que aumenta o metabolismo e, consequentemente, gasta mais calorias.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

ESTIMULANTE DO CÉREBRO

 

Também através da cafeína, a atividade do cérebro é regulada, retardando a fadiga e o sono.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

MENOS DORES DE CABEÇA

 

O bloqueio dos receptores de adesonina no cérebro (que regula a atividade cerebral) pela cafeína, mantém o estado de excitação e contribui para a constrição do sistema vascular cerebral, o que irá provocar o alívio das enxaquecas e dores de cabeça. Isso (isso, isso…) explica a presença da cafeína em alguns analgésicos, por exemplo.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Mas, pegue leve…

 

A agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration, recomenda a ingestão de 300 mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de 150 mL de café.

 

 

E tome cuidado…

 

Se você é hipertenso, idoso, grávida ou lactante, deve evitar o consumo excessivo do café ou, então, substituí-lo pelo café descafeinado. E mesmo que não se enquadre nesse grupo, manere na sua ingestão, já que seu excesso ainda pode causar irritabilidade, insônia e palpitações.

 

Ainda que o café ofereça vários benefícios, beba sem exagerar para que você possa desfrutar de cada um deles de maneira saudável.

 

 

Gostaria de entrar para uma xícara de café?

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Colaborou:

Daniela Vieira |  Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332