Buscando emagrecer em 2019?

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Como foi o seu final de ano em 2018? Repleto de promessas, dietas e fórmulas de treino planejando alcançar o emagrecimento? Basicamente, já estamos na metade do mês de fevereiro. Se você não deu andamento aos seus planos, já passou a hora de começar!

Faça uma busca na internet e você vai encontrar milhares de receitas mirabolantes que prometem um emagrecimento rápido e sem esforço. Vai se deparar também com várias propagandas de emagrecimento com “cápsula mágica”, sem dieta, sem treino… Que maravilha, não?

Isso comprova uma coisa… Que você vai sair correndo deste post pra ler mais sobre? Não! Mas, que a chamada indústria do emagrecimento está a todo vapor. Cada dia que passa, novos produtos invadem o mercado. Entretanto, são os mesmos de sempre, com um novo nome, nova cara, prometendo o mesmo falso resultado.

Homem fica decepcionado ao subir na balança. Sai comendo uma barra de chocolate.
(Reprodução/GIPHY)

Antes de mais nada: papai Noel, coelhinho da Páscoa e cápsulas mágicas não existem! O que existe são muitas fórmulas que se dizem naturais, mas na verdade podem conter drogas anorexígenas que fazem você perder o apetite e acabar com o seu organismo. Simplesmente porque você emagrece por não sentir fome, ou seja, por deixar de comer.

Homem fazendo gesto com as mãos comendo milho invisível.
(Reprodução/GIPHY)

Sobretudo, é preciso ter bom senso em momentos como esse. É possível realizar as “promessas fitness”, mas com cautela para que um sonho não se torne um pesadelo. Afinal, um emagrecimento rápido e sem cuidados, além de colocar sua saúde em risco pode ocasionar o “efeito sanfona” e logo você voltará à estaca zero.

Vamos refletir melhor sobre nossos hábitos alimentares? Separamos algumas dicas que vão te ajudar, caso esteja buscando um emagrecimento saudável:

1. Não fique muito tempo sem se alimentar.

O personagem de desenho, Coyote, corre faminto com garfo e faca nas mãos.
(Reprodução/GIPHY)

Você ficará com ainda mais fome e tornará difícil se controlar na próxima refeição.

2. Frutas e verduras são essenciais no seu cardápio

Variedade de alimentos saudáveis na cozinha do MasterChef.
(Reprodução/GIPHY)

Elas são pouco calóricas, ajudam a saciar a fome e também são ricas em vitaminas e minerais que ajudam no emagrecimento.

3. O feijão é seu aliado!

Feijão é servido em cima do arroz.
(Reprodução/GIPHY)

Por ser fonte de proteínas vegetais e rico em minerais, é um grande aliado das dietas. E você também pode substituí-lo por leguminosas, como ervilha, lentilha e o grão-de-bico.

4. Proteínas são importantes nesse processo.

Ovo cozido é cortado ao meio.
(Reprodução/GIPHY)

Elas ajudam na construção e manutenção da massa muscular, fundamental para um emagrecimento saudável.

5. Evite o consumo de frituras e açúcares.

Diversos alimentos aparecem em sequência, como pizza, batata frita e Nutella.
(Reprodução/GIPHY)

Esse tipo de alimento tem alto teor de calorias, por isso é bom evitar ou consumir em menor quantidade, se for o caso.

6. Alimentação natural = saúde

Banana é descascada e fatiada. Depois é colocada junto a outras frutas.
(Reprodução/GIPHY)

Quanto mais natural for sua alimentação, melhor fará ao seu organismo. Além do bem à saúde, também ajuda o seu bolso, já que descascar mais significa desembolsar menos!

7. Mastigue bem os alimentos!

O ratinho Ratatouille se delicia com um pedaço de queijo e morango.

(Reprodução/GIPHY)

Comer devagar – e fazer a mastigação de forma tranquila –, colabora para que você se sinta saciado com uma menor quantidade de alimentos.

8. Beba água o tempo todo!

Copo d'água enchendo com a frase "Drink your water".
(Reprodução/GIPHY)

Todos os dias, o tempo inteiro. A água é a melhor forma de manter o corpo em detox, eliminando toxinas produzidas no processo de emagrecimento. Você pode avaliar se está hidratado ou não pela cor da sua urina: quanto mais clara, melhor.

9. Pratique atividades físicas.

Mulher fitness com corpo malhado pratica abdominais.
(Reprodução/GIPHY)

Escolha uma atividade que goste de fazer e mantenha uma regularidade. No começo pode até ser difícil, mas depois que seu corpo se acostumar, vai ver a diferença que fará no seu corpo e na sua disposição.

Depois volte aqui no shape e nos conte como foram essas experiências! 🙂

Texto:
Redação Hidrolight

Colaboração:
Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332