Carnaval chegou… E agora?

Atualizado em

Carnaval não significa chutar o balde. Não é porque você está na contagem regressiva para curtir o período de festas, que significa que pode deixar de lado os cuidados com a saúde. Muito pelo contrário: se estiver tudo certo com o seu organismo, você poderá aproveitar o carnaval ainda mais, com toda sua energia e vitalidade.

Separamos algumas dicas valiosas que podem fazer a diferença no seu feriado:

Beba muita água

Lembre-se que ainda estamos no verão, por isso é bem importante manter seu corpo hidratado diante das altas temperaturas.

Criança no bebedouro com a boca aberta, mas a água vai na cabeça dela.
(Reprodução/GIPHY)

Alimente-se de vegetais sempre que possível

Incluir verduras e saladas nos sanduíches, pratos de almoço e de jantar – e até mesmo nos sucos – é mais uma forma de se cuidar nessa época tão complicada. Os vegetais ajudam no processo de desintoxicação, eliminando inchaços e aumentando sua disposição diariamente.

Cachorro pequeno correndo em círculos em cima do sofá.
(Reprodução/GIPHY)

Também se alimente de frutas

Elas têm vitaminas e minerais que nos ajudam a eliminar toxinas. Aproveite o café da manhã e os lanches intermediários para aproveitá-las, seja in natura, em suco ou sobremesa depois das refeições. Comer três frutas por dia já será um grande diferencial na sua saúde.

Desenho sequencial de liquidificador batendo morangos com gelo.
(Reprodução/GIPHY)

Não fique muito tempo sem comer

Quando nosso corpo fica em jejum por muitas horas, ficamos ainda mais tentados a ingerir alimentos calóricos e gordurosos. Procure organizar suas refeições, manter uma rotina alimentar e, se preciso, leve um lanche nutritivo com você para a fome fora do horário.

Pessoa fatia um pedaço de bolo, deixa a fatia e leva o resto do bolo embora.
(Reprodução/GIPHY)

Atenção para a higiene

Já passou o Carnaval com uma intoxicação alimentar? Se não, nem queira saber como é. Se já lhe aconteceu, garanto que não foi bom nem de lembrar, não é mesmo? Fique de olho em como o alimento tem sido preparado, na preocupação dos vendedores com a limpeza e pense duas vezes antes de se arriscar. Inclusive na praia, onde alguns são vendidos em condições precárias, além de estragarem muito fácil fora da refrigeração. Uma ótima alternativa é levar consigo sanduíches naturais, bolachas integrais, barrinhas de castanhas, frutas, sucos e água de côco, por exemplo, mas também devem estar refrigerados.

Homem com ânsia de vômito.
(Reprodução/GIPHY)

Dá pra aproveitar o feriado com os familiares e amigos, curtir cada segundo e ter muitas histórias pra contar depois sem exageros. Seja equilibrado.

Um ótimo Carnaval pra você!

Desenho de uma banana de chapéu e bigode tocando pandeiro.
(Reprodução/GIPHY)

Texto:
Redação Hidrolight

Colaboração:
Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332