Dicas para fortalecer a imunidade

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Alguma vez a gripe já te deixou tão fraco a ponto de não conseguir trabalhar, estudar ou sequer conseguir sair da cama? Perdeu uma viagem, um passeio, um final de semana muito esperado para ficar tratando uma doença? Pois bem… Hoje decidimos trazer ao nosso blog o importante tema da imunidade, na esperança de que isso não volte a acontecer com você.

Saúde em primeiro lugar!

(Reprodução/GIPHY)

SIM!

Nós imaginamos que você já está careca de saber que uma alimentação balanceada e exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável, certo?

Mas você sabia que determinados alimentos podem fortalecer sua imunidade, protegendo o seu organismo ainda mais contra doenças? Em contrapartida, outros podem ser completamente prejudiciais, aumentando bastante as suas chances de contrair alguma enfermidade.

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“Soldadinhos do bem”

A sua imunidade é o seu exército contra vírus, bactérias, protozoários e fungos, daí a necessidade de mantê-la em alta, para que nenhuma gripe – ou outra doença qualquer – prejudique sua saúde.

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Gabarito!

Para te ajudar a não perder uma hora de vida sequer em movimento, preparamos uma lista de atitudes que vão te auxiliar no cuidado da imunidade. Confira:

Atitudes prejudiciais à imunidade

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– Comer muitos doces e outros alimentos com muito açúcar;

– Consumir bebidas alcoólicas em excesso;

– Comer alimentos fritos ou que tenham muita gordura em sua composição. – Não se engane: vários assados podem ser mais gordurosos que frituras, fique de olho no rótulo dos alimentos;

– Estar abaixo ou acima do peso ideal;

– Não praticar atividades físicas;

– Ficar estressado ou ansioso também acaba com sua imunidade.

Atitudes que fortalecem a imunidade

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– Ingerir frutas variadas, principalmente cítricas ricas em vitamina C (kiwi, limão, acerola, bergamota, laranja, abacaxi);

– Incluir na alimentação, 2 vezes ao dia, vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre;

– Adicionar na rotina alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico);

– Evitar alimentos enlatados, pois são repletos de conservantes químicos;

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Exposição solar diária de 20 minutos, que garante bons níveis de vitamina D.

Siga essas dicas e garanta não só um organismo mais saudável e forte, mas também ótimos dias de descanso e lazer. (:

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Texto
Redação Hidrolight

Colaboração
Daniela de Souza Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento – CRN 3332