Melhorando seu desempenho no futebol

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A alimentação é extremamente importante para melhorar seu desempenho físico, seja você um atleta profissional ou casual. Além disso, se consumidos os alimentos ideais, eles podem reduzir sua fadiga pós-jogo e até proporcionar aumento na sua velocidade e agilidade para praticá-lo.

Especial Copa do Mundo 2018

 

O futebol é um esporte de extrema intensidade, por isso, caso seja um praticante, sua alimentação deve ser equilibrada e conter todos os nutrientes essenciais, já que cada grupo alimentar desempenha papel diferente que vai ajudar na sua performance esportiva.

 

 

… Mas, quais são esses nutrientes?

 

  1. Carboidratos

 

São os alimentos primordiais no fornecimento de energia. Pensou em “energia”, entenda como “carboidratos”. Uma dieta que possui baixo teor de carboidratos prejudica o rendimento esportivo, e a quantidade desses alimentos que você deve ingerir depende de quanta energia seu corpo consome durante o dia. Quanto maior a intensidade das atividades físicas, maior também será sua necessidade de carboidratos.

 

 

 

  1. Proteínas

 

Possuem a importante função de construir tudo que existe em nosso corpo, desde pele, cabelos e unha até nossos músculos, tecidos e células. Inclusive, as proteínas são responsáveis pela produção de anticorpos, que atuam no nosso sistema imunológico. Seu consumo deve ser de 10 a 15% do total que ingerimos ao dia e seu excesso não promove benefícios adicionais. Entretanto, tome cuidado, pois sua carência pode trazer problemas.

 

 

 

  1. Gorduras

 

A principal função das gorduras é auxiliar na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Mas, também fornecem energia ao seu corpo e são responsáveis pela produção de hormônios fundamentais para lhe dar força, como o GH e testosterona. Por isto, para praticar esportes seu consumo é importante: a escassez no organismo tem como consequência a queda no seu rendimento.

 

 

 

  1. Vitaminas e minerais

 

São os responsáveis por regular tudo o que acontece em nosso organismo. Participam de todos os processos de contratação muscular, respiração, digestão, concentração e até circulação sanguínea. Caso você não consuma muitas frutas e vegetais, provavelmente sofrerá com essa carência, que resultará numa performance esportiva prejudicada.

 

 

 

Experimente adequar esses nutrientes à sua vida e vá praticar seu futebol. Depois, vem contar pra gente a diferença que fez – tanto no jogo quanto no seu corpo.

 

 

Colaborou para o texto

Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento | CRN 3332