Os 10 esportes mais praticados no Brasil

Atualizado em

O Brasil faz jus ao título de “País do futebol” , já que é o maior vencedor de Copas do Mundo. Além disso, porque em todo lugar se vê alguma referência ao futebol: seja um campo, uma bandeira ou uma camisa de time. Mas… E os outros esportes?

Especial Copa do Mundo 2018

Em época de Copa do Mundo…

 

Não falar ou não ouvir alguém comentar sobre futebol é praticamente impossível. Não é à toa que, evidentemente, o futebol é o esporte mais praticado entre os brasileiros. Mas, você sabe quais são os outros? Confira a lista*!

 

 

10. ATLETISMO – 2,1 milhões

Levando em conta apenas os profissionais, o atletismo conta com 2,1 milhões de praticantes. Porém, se contássemos com aqueles que correm por prazer ou para manter a forma, possivelmente o atletismo superaria todos os esportes!

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

9. JUDÔ – 2,2 milhões

Caracterizado por sua intensidade, o judô é um esporte olímpico que conta com cerca de 2,2 milhões de judocas espalhados pelo país afora. Ele exige habilidades como: agilidade, preparo físico e força.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

8. SURFE – 2,4 milhões

Ainda que o litoral brasileiro não esteja ao alcance da maioria da população, o surfe entra na lista com seus 2,4 milhões de praticantes. Provavelmente, um dos esportes mais radicais da lista, a comunidade só tem crescido ao longo dos anos. Talvez, outro motivo também seja o atual sucesso dos brasileiros em torneios internacionais.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

 

7. SKATE – 2,7 milhões

Inventado nos Estados Unidos por um grupo de surfistas que queriam surfar mesmo quando a maré estava ruim, o skate – com seus 2,7 milhões de praticantes – talvez seja o esporte mais alternativo desta lista.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

6. CAPOEIRA – 6 milhões

A luta mais popular do Brasil é a capoeira. De origem africana, ela se divide em jogo, dança, luta e arte. Bonita de se olhar e gostosa de praticar, o esporte já conta com 6 milhões de adeptos em todo o país.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

5. FUTSAL – 10,7 milhões

A paixão dos brasileiros pelo futebol é tanta que ele entra nessa lista em mais de uma modalidade. Até por ser mais fácil de ser praticado, tanto pelo tamanho da quadra quanto pelo número de jogadores, o futsal (ou futebol de salão) possui 10,7 milhões de atletas no Brasil.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

4. NATAÇÃO – 11 milhões

Caracterizada por oferecer diversas melhoras ao condicionamento físico, a natação é um esporte que vem ganhando muitos praticantes e já conta com cerca de 11 milhões de praticantes. Além disso, é um esporte que sempre traz esperança ao Brasil em competições internacionais diante da qualidade dos nossos atletas, o que incentiva ainda mais a sua prática.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

3. TÊNIS DE MESA – 12 milhões

Acredite se quiser! O tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado em todo o Brasil. Com pouco mais de 12 milhões de mesatenistas, é tão emocionante quanto qualquer outro esporte, basta você assistir uma partida e também ficará apaixonado por ele! Além disso, desenvolve habilidades como lógica, estratégia e agilidade.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

2. VÔLEI – 15,3 milhões

Em segundo lugar, um esporte em que o brasileiro também impõe muito respeito no exterior. A ascensão do esporte nos pódios mundiais e olímpicos pelos anos afora acabou conquistando o público, que atingiu a marca de 15,3 milhões de praticantes que se dedicam a dar manchetes e saques em quadras de todo o Brasil.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

1. FUTEBOL – 30 milhões

O futebol é sem dúvida nenhuma o esporte mais amado pelos brasileiros. Essa longa história de amor teve início em 1895, quando as duas primeiras bolas de futebol foram trazidas para cá e, até hoje, o nosso amor por este esporte só cresceu, tanto é que o Brasil chega a parar em época de Copa do Mundo. Será que dessa vez o hexa vem?

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

 

Ainda que o futebol domine com grande diferença para o segundo lugar, sabia que a modalidade favorita do brasileiro detém apenas 19,9% do total de esportistas? Isso significa que, cada vez mais, há uma grande variedade de atividades para você se exercitar.

 

Conta pra nós: imaginou algum outro esporte nessa lista? Seu esporte favorito ficou de fora? Diz aí nos comentários!

 

*Fonte: Atlas do Esporte no Brasil