Qual a relação entre açúcar e infartos?

Atualizado em

A relação do açúcar com a doença é bastante grave quando se trata de quaisquer bebidas dietéticas. O consumo de refrigerantes, por exemplo, aumenta o risco de doenças cardíacas, como o infarto e está entre as principais fontes de açúcar em uma dieta, por isso deve ser reduzido ou excluído de uma alimentação saudável. Em […]

Foto: Banco de Imagens - Livre de Direitos Autorais

Foto: Banco de Imagens – Livre de Direitos Autorais

A relação do açúcar com a doença é bastante grave quando se trata de quaisquer bebidas dietéticas. O consumo de refrigerantes, por exemplo, aumenta o risco de doenças cardíacas, como o infarto e está entre as principais fontes de açúcar em uma dieta, por isso deve ser reduzido ou excluído de uma alimentação saudável.

Em uma pesquisa norte-americana, foram analisados dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada nos Estados Unidos entre 2003 e 2006. O estudo envolveu 4.528 adultos norte-americanos com pelo menos 18 anos e nenhum histórico de hipertensão. Os participantes do estudo responderam a questões relacionadas aos seus hábitos de consumo de alimentos e bebidas, como sucos de frutas, produtos de padaria, bebidas leves e doces.

O resultado da pesquisa concluiu que pessoas que consomem 74 gramas ou mais de frutose por dia (correspondente a 2,5 bebidas leves e adocicadas por dia) teriam uma chance maior de ter pressão alta. A proporção era de 26% para pressão 13,5/8 30% para 14/9 e 77% para 16/10, sendo que uma pressão arterial ideal é de 12/8.

Além do açúcar e a pressão alta, outros fatores interligados podem causar infartos, como o ganho de peso e a diabetes, todos são fatores de risco para o coração.

Outros fatores externos, chamados de fatores ambientais, também podem contribuir no desenvolvimento da doença, como: estresse, tabagismo, falta de atividades físicas, consumo de bebidas alcoólicas, questões hereditárias e idade avançada.

Então o ideal é limitar o açúcar em sua dieta, praticar exercícios, seguir uma receita nutricional e estar de bem com a vida, pois o estresse é um grande vilão no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Inspire-se com as demais matérias em nosso blog! 😉

Encontre acessórios fitness e ortopédicos na Hidrolight – Shop

Hidrolight – a vida em movimento

Fonte: G1  e Saúde