Vai jogar futebol? Hidrate-se!

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Sabemos que o futebol é um esporte de longa duração e que não possui pausas regulares para hidratação. Mas, no que isso implica e o que pode ser feito para não prejudicar o desempenho de um atleta?

Especial Copa do Mundo 2018

Segundo nossa nutricionista…

 

A partir do momento em que a desidratação supera 2% do seu peso corporal, você já terá um decréscimo em seu desempenho. Por exemplo, caso seu peso seja 70 kg, você pode reduzir até 1,4 kg. Porém, um resultado superior a isso já indica a desidratação excessiva e, consequentemente, a perda de rendimento na prática esportiva.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Perder mais de 5% de peso corporal é perigoso…

 

Com a perda de 5% do peso corporal através do suor, ocorre a redução do desempenho em 30% e cãibras musculares. Se a desidratação atingir uma perda de peso superior a 7%, aumenta o risco de colapso circulatório e, em extremo, a hipertermia – que pode levar ao choque térmico e à morte.

 

 

O que fazer?

 

Para não correr tais riscos e nem afetar seu desempenho na hora de jogar futebol, separamos algumas orientações importantes para você manter seu corpo hidratado e saudável:

 

 

1. Beba, ao menos, 500 mL de água nas últimas 4 horas que antecedem o jogo;

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

2. Durante a partida, utilize bebidas isotônicas com uma concentração de carboidratos entre 5 e 7%. É importante combinar vários carboidratos para surtirem maior efeito no organismo;

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

3. Após a partida, ingerir 500 mL de água e/ou bebidas esportivas para cada 0,5 kg perdido. Para repor de forma rápida, esse líquido deve conter sódio em quantidades adequadas e também para evitar a eliminação de água prematura pela urina.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

 

Vale lembrar que, além da hidratação, uma alimentação saudável é fundamental para que seu corpo possa praticar o futebol (e todos os demais esportes) com o melhor desempenho possível. Portanto, não deixe de consultar um nutricionista.

 

(Reprodução/GIPHY)

 

Colaborou para o texto

Daniela Vieira | Nutricionista e Coach de Emagrecimento | CRN 3332