Você sabe o que é alimento funcional?

Atualizado em

Apesar dos alimentos funcionais conquistarem cada vez mais espaço na mesa das pessoas que buscam saúde e qualidade de vida, através da alimentação saudável, muitos ainda ficam confusos e não sabem definir o que é esse tipo de alimento. Mas, fique tranquilo: nós explicamos pra você.

O que é?

 

Não, alimento funcional não é o lanche que você faz durante o treino funcional! Resumidamente, um alimento funcional pode assim ser considerado se trouxer benefícios ao nosso organismo. A melhora do bem-estar e da saúde, além da redução do risco de doenças e nutrientes tradicionais que eles contêm, são bons exemplos disso.

 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é definido como um alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde como parte da dieta habitual.

 

Confira nossa lista composta por alguns desses alimentos:

 

 

Vale lembrar…

 

Esses alimentos devem ser inseridos em seu dia a dia como parte de uma alimentação saudável, incluindo a combinação de diversos alimentos. Ser saudável depende de diversos fatores e nenhum alimento por si só realizará um milagre.

 

 

Siga a dica:

 

Consumir equilibradamente os grupos alimentares, ingerir a quantidade adequada de água, praticar atividades físicas e controlar o estresse são alguns importantes cuidados que se deve ter para alcançar esses benefícios citados anteriormente.

 

 

Colaborou para o texto

Daniela Vieira | CRN 3332

Nutricionista e Coach de Emagrecimento