Os benefícios do esporte para a saúde da criança e do adolescente

Atualizado em

Praticar esportes é essencial para a saúde e bem-estar em qualquer idade, mas é na infância que a motivação pelo esporte começa, trazendo benefícios sociais e psicológicos. Para as crianças e adolescentes o esporte pode ensinar diversos valores, como respeito ao próximo, inclusão social, autoconfiança e trabalho em equipe, mas antes de tudo, o esporte […]

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Praticar esportes é essencial para a saúde e bem-estar em qualquer idade, mas é na infância que a motivação pelo esporte começa, trazendo benefícios sociais e psicológicos.

Para as crianças e adolescentes o esporte pode ensinar diversos valores, como respeito ao próximo, inclusão social, autoconfiança e trabalho em equipe, mas antes de tudo, o esporte deve ser primeiramente focado na diversão e nas amizades.

Além disso, com o esporte as crianças poderão vir a desenvolver habilidades físicas, aprender novas modalidades esportivas, beneficiando por completo sua saúde e seu bem estar.

Na saúde, por exemplo, o esporte está muito interligado, porque através dele podemos nos prevenir de diversas doenças futuras, como diabetes, doenças cardíacas, obesidade e outros malefícios que podem ocorrer.

Por isso, saiba que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que é responsabilidade do poder público oferecer áreas de esporte e lazer.

É importante verificar se seu município possui espaços de esporte e lazer para as crianças e adolescentes. Se houver, é bom analisar qual a condição desses lugares, se oferecem a estrutura necessária para a prática de esportes, também é importante verificar se comunidades e escolas promovem eventos de estímulo às atividades esportivas e incentivar seus pequenos a participar.

Inspire-se e Incentive!

Encontre acessórios esportivos, fitness e ortopédico na Hidrolight – Shop!

Hidrolight – a vida em movimento

Fonte: Unama